O VERDADEIRO CHAT DAS BOMBOCAS,CHATEIA-TE AKI..hahahah

domingo, 26 de setembro de 2010


[DVDRip] A Guerra | Colonial | Do Ultramar | De Libertação - Série 1 (PT-PT) (2008)

 



INFORMAÇAO
Ano: 2008
Áudio: Portuguese
Video: XviD
Tamanho: 500 MB x 9 DVD
Frame rate : 25 fps
Source: Colecção DVD´s Originais
Género: Documentário
Capas: Sim (PT-PT)
 
 

Nome: A Guerra | Colonial | Do Ultramar | De Libertação - Série 1

Ano: 2008
Áudio: Portuguese
Video: XviD
Formato: .avi
Tamanho: 500 MB x 9 DVD
Legendas: N/a
Frame rate : 25 fps
Source: Colecção DVD´s Originais
Género: Documentário
Capas: Sim (PT-PT)
Ripper: SirHD™

Sinopse

O documentário de excelência que percorre de forma cronológica 13 anos de conflitos nas antigas colónias portuguesas. A Guerra Colonial ao pormenor como nunca antes viu!

Para além de um trabalho fenomenal de enquadramento histórico, a série documental “A Guerra” alia ainda a perspectiva de um jornalista como assinalou o próprio autor: "O meu objectivo é poder dar um contributo para os historiadores tratarem este período".

Desde o início do confronto em Angola até à frente em Moçambique, não perca este fantástico documentário que, como o próprio realizador afirma, "É essencialmente uma visão global com as perspectivas de quem viveu este período”.

Autor: Joaquim Furtado



DVD 01 (RTP-CM) 28Abr2008 – “Angola, Dias de Morte”

Em Março de 1961, a UPA revolta-se contra a presença portuguesa em Angola. Surpreendendo civis e militares, massacra milhares de europeus e africanos no norte do território. Os efectivos existentes na colónia são muito reduzidos. Os civis procuram defender-se, apoiados pela Força Aérea que usa napalm contra os rebeldes, ao mesmo tempo que retira as mulheres e crianças das áreas atingidas. A UPA refugiasse nas matas e ataca as colunas, entretanto enviadas de Luanda. Morrem os primeiros militares.


DVD 02 (RTP-CM) 05Mai2008 – “Andar Rápido e em Força”

Antes dos ataques da UPA, em Março, já o pânico dominava Luanda desde 4 de Fevereiro, quando centenas de angolanos assaltaram as prisões da cidade. A resposta portuguesa, civil e militar, leva o terror aos muceques. E a violência sem limites propaga-se a todos os grupos sociais, quando o 15 de Março lança o pavor em todo o norte. Angola reclama por apoio militar, mas Salazar só mandará “andar rápido e em força”, depois de afastar Botelho Moniz, o general que, entretanto, tentará depô-lo.


DVD 03 (RTP-CM) 12Mai2008 – “Massacres Contra Chacinas”

O primeiro dos grandes contingentes militares enviados de Lisboa desfila, em 1 de Maio, na avenida marginal de Luanda, perante a alegria da população. As colunas começam a marchar para o norte, com ordens para cortar e exibir as cabeças dos rebeldes mortos. Mal preparada e desconhecendo o terreno, a tropa sofre baixas enquanto reabre estradas, reocupa povoações e socorre populações ameaçadas. Ao morticínio cometido pela UPA, civis e militares reagem com massacres e fuzilamentos.


DVD 04 (RTP-CM) 19Mai2008 – “Operação Nambuangongo”

Quatro meses depois da ofensiva da UPA, os militares estão em condições de recuperar o domínio do território. Montam a operação Viriato e avançam para Nambuangongo, centro operacional rebelde. As forças de Holden Roberto recuam perante as operações portuguesas, o que permite o regresso de milhares de refugiados às suas povoações. Apoiando discretamente a UPA e insistindo na descolonização, os Estados Unidos proíbem a Portugal o uso de armas americanas e seguem o conflito, atentamente.


DVD 05 (RTP-CM) 26Mai2008 – “As Colónias e As Províncias”

O ambiente internacional era hostil à permanência de Portugal em África. A Conferência de Bandung, em 1955, marca a luta pela descolonização adoptada pela ONU. Salazar argumenta que os territórios ultramarinos são províncias de Portugal, mas o quadro social revela baixos níveis de instrução para os africanos e a existência de trabalho forçado e castigos corporais. O Governo faz reformas na área económica e incentiva a emigração, criando colonatos de brancos em Angola e em Moçambique.



DVD 06 (RTP-CM) 02Jun2008 – “As Guerras antes da Guerra”

Os portugueses estavam mal informados e confiavam na diferença da sua colonização. Os que discordavam das limitações económicas impostas pela Metrópole, apoiaram Humberto Delgado em 1958. Nessa altura estavam já em formação alguns dos movimentos independentistas. Vários dos seus futuros lideres tinham estudado em Lisboa. Nas três colónias, a guerra é antecedida por reivindicações reprimidas pelas armas: Pidjiguiti na Guiné, Mueda em Moçambique e Baixa do Cassanje em Angola.


DVD 07 (RTP-CM) 09Jun2008 – “O Ano que marca a História”

Em Janeiro, os povos da Baixa do Cassanje entram em greve contra a cultura obrigatória do algodão. A reacção militar portuguesa ficou para a História como um massacre. Pouco depois, as chacinas da UPA, que marcam o início da guerra, estimulam outros africanos independentistas. Disparados pelo MLG, soam os primeiros tiros na Guiné. Ainda em 1961, a invasão de Goa marca o início do fim do império. Dominada a situação em Angola, Salazar dispensa as reformas de Adriano Moreira.


DVD 08 (RTP-CM) 16Jun2008 – “A Guiné, depois de Angola”

A UPA transforma-se em FNLA e o MPLA cria a sua própria guerrilha. Os dois movimentos angolanos irão combater-se durante toda a guerra. O exército tenta impedir as infiltrações através das fronteiras com o Congo. Mas é das fronteiras da Guiné Conackry que surge um novo desafio. Em Janeiro de 1963, o PAIGC avança para a luta armada na Guiné. Meses depois, Salazar plebiscita a sua política numa grande manifestação a que assiste a americana Janet Mondlane, mulher do líder da Frelimo.


DVD 09 (RTP-CM) 23Jun2008 – “Moçambique, nova frente”

A repressão em Mueda empurra os moçambicanos para a formação da Frelimo. Sob a direcção de Eduardo Mondlane, o movimento organizará a luta armada, entretanto iniciada por outro movimento. Em 1964, Portugal está perante três frentes. A mais difícil é já a da Guiné onde decorre, durante mais de dois meses, a operação Tridente, uma das maiores de todo o conflito. A guerra está no centro da vida do País. Chamado “dia de Portugal e da raça”, o 10 de Junho passa a homenagear as Forças Armadas.



episodio1
episodio2
episodio3
episodio4
episodio5
episodio6
episodio7
episodio8
episodio9

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Bombocas de mirandela © 2008. Design By: SkinCorner